domingo, 23 de janeiro de 2011

Carne bovina é considerada "bomba climática"

Arnaldo Jabor fala sobre Carne e Meio Ambiente (Meat and Environment)




Alerta por um consumo consciente de carne bovina, porque a mesma acelera o aquecimento global.

Segundo um novo relatório alemão, o efeito da produção de carne bovina é ruim até para o meio ambiente. Mas o lobby do agronegócio impede os políticos de tratarem desta fonte de emissão de gases e o efeito estufa.

Independentemente de o gado ser criado organicamente ou por métodos convencionais, o efeito final é ruim para o meio ambiente, segundo um novo relatório alemão. Para a maioria das pessoas, é o próprio quadro da bem-aventurança rural, de uma vida em sintonia com a natureza e o mundo saudável do campo: a vaca feliz pastando no prado viçoso, ruminando calmamente, com um bezerro ao seu lado.

Mas para Thilo Bode, o chefe da organização alemã de proteção do consumidor , Foodwatch , a visão desta criatura de olhos mansos é tudo menos tranqüilizadora e alertou - "a vaca é uma bomba climática".

Independentemente de serem criadas de forma convencional ou orgânica, uma coisa que as vacas têm em comum é que soltam gases sem contenção. Como todos os ruminantes, as vacas estão constantemente emitindo metano - um gás do efeito estufa que é 23 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono - por ambos os lados. As emissões gasosas de bilhões de bovinos, cabras e ovelhas estão contribuindo para o aquecimento global.

Thilo Bode queria descobrir quão forte são os efeitos dos gases metano, óxido nitroso e CO2 no efeito estufa. Na segunda-feira (25), a Foodwatch publicou um estudo abrangente sobre os efeitos da agropecuária no clima, o primeiro estudo do tipo a diferenciar entre agropecuária convencional e orgânica.
Os cientistas que conduziram o estudo, juntamente com o Instituto de Pesquisa Econômica Ecológica (IÖW), da Alemanha, levaram em consideração tanto as emissões de CO2 resultantes da produção de ração e fertilizantes, assim como as necessidades de terras e produtividade de vários métodos de produção.

Os resultados são suficientes para deixar os fãs de filés e hambúrgueres em pânico. Mesmo se todas as fazendas e métodos, orgânicos ou não, fossem otimizados para reduzir seus efeitos sobre o clima, a Foodwatch concluiu que a abordagem principal para tornar a agropecuária melhor para o clima exigiria uma redução drástica da produção de carne. Isto representaria um aumento radical nos preços do produto. "É hora de voltarmos aos dias do assado dominical", disse Thilo Bode.

Fonte: Der Spiegal - Por Michaela Schiessl e Christian Schwägerl em http://www.foodwatch.de/

Para maior conscientização: O pum da vaca!

Nenhum comentário: